IV Sincelpe

O Simpósio Internacional Celpe-Bras surgiu como fruto de um anseio há muito compartilhado por pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores, coordenadores de postos aplicadores e outras pessoas interessadas no Celpe-Bras. Desde então, o evento constitui um espaço de reflexão e discussão que oferece subsídios para a divulgação, o conhecimento e o aperfeiçoamento desse importante instrumento de avaliação e de promoção internacional da língua portuguesa.

Transcorridos quatro anos desde a primeira edição do evento, a meta assumida pelos organizadores das três primeiras edições – no Rio de Janeiro, em Campinas e em Salvador – vem sendo articulada no sentido de consolidá-lo como um evento técnico científico para o debate e a difusão do exame.

No IV Sincelpe, colocamos em foco debates e reflexões que abordam o Celpe-Bras como instrumento de política linguística, propondo ações que ampliem o impacto do exame sem deixar de avaliar e discutir as práticas dos atores envolvidos na elaboração e aplicação da prova visando seu constante aprimoramento.

A programação do IV Sincelpe traz como diferencial o Grupo de Trabalho especial Pré PEC-G, que acontecerá no dia 08 de novembro de 2017. Neste dia, representantes convidados das IES que ofertam curso preparatório para o exame Celpe-Bras a alunos e alunas selecionados pelo programa PEC-G e dos órgãos administradores do programa (MRE e MEC) devem se reunir com o objetivo de discutir conjuntamente a padronização do acolhimento e atendimento ao aluno Pré PEC-G (período em que os estudantes provenientes de países onde não há aplicação do exame Celpe-Bras frequentam o curso de Português para Estrangeiros nas IES credenciadas). Os resultados desse encontro serão apresentados ao público do IV Sincelpe como parte da programação aberta do evento.

 

Celin UFPR

O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin-UFPR) é um Órgão Suplementar do Setor de Ciências Humanas (SCH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e constitui um espaço destinado à formação inicial dos alunos das diversas habilitações do Curso de Letras e ao aperfeiçoamento dos alunos de pós-graduação e também dos professores de idiomas experientes. Além disso, as equipes de professores e estagiários desenvolvem projetos de pesquisa nos campos da linguística, linguística aplicada e pedagogia.

Atualmente o Celin-UFPR atende aproximadamente 7.000 alunos e oferece 38 cursos e projetos de extensão, ensino de línguas estrangeiras em sua grande maioria, destinados à comunidade interna e externa à UFPR. Todos eles são articulados sob a perspectiva da interculturalidade, que pressupõe a ampliação de conhecimento de mundo, a reflexão de cada indivíduo sobre a relação entre língua, cultura e identidade, e um melhor conhecimento de si mesmo. Entre esses cursos está o PLE – Português como Língua Estrangeira – que por sua vez oferece diferentes propostas de ensino para adequar-se à demanda do ensino em imersão.

Website Celin: www.celin.ufpr.br
* Foto: Marcos Solivan

O PLE no Celin-UFPR

O curso de PLE, ofertado pelo Celin-UFPR desde 1995, teve como objetivo inicial atender estudantes intercambistas provenientes de universidades estrangeiras conveniadas com a UFPR. No entanto, com o passar do tempo, o curso de PLE passou a ser ofertado também a estrangeiros membros da comunidade local ou visitantes da cidade que desejavam melhorar seu conhecimento do idioma.

A partir de 1999, o Celin-UFPR tornou-se também um posto aplicador do exame Celpe-Bras – Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – e seu construto teórico forneceu subsídios para a formulação e constante revisão de seus cursos e métodos de avaliação.

O aumento constante da diversidade do público interessado em PLE resultou na abertura de diferentes frentes para atendê-lo. Entre essas demandas estão universitários, profissionais estrangeiros e grupos de alunos imigrantes haitianos e sírios. Diante dessa diversidade e de suas necessidades específicas, passou-se a pensar em práticas de ensino, formação de professores e organização de questões logísticas que pudessem dar conta dessa nova realidade. Assim, houve a necessidade de criação de diferentes formatos para os cursos ofertados, levando sempre em consideração o repertório linguístico e cultural trazido pelos estrangeiros interessados e suas necessidades específicas de aprendizado.

Hoje o PLE Celin-UFPR oferece cursos regulares em duas modalidades: intensivo e extensivo; Curso Especial para Asiáticos; Programa Pré PEC-G, Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras; PLE a Distância; Acolhimento Linguístico e Acadêmico para alunos selecionados pelo programa de aproveitamento de vagas remanescentes para migrantes e refugiados da UFPR, Curso de português Língua Cultura para alunos individuais; além das atividades culturais semanais que levam os alunos a diversos espaços da cidade, de forma a aprofundar e diversificar sua experiência cultural e linguística. Para atender toda esta demanda, o Curso de PLE conta desde 2013 com uma equipe especializada em atendimento a esses alunos, o Núcleo Tandem.

* Foto: Samira Chami Neves / Sucom

Circulares

• I Circular – IV Sincelpe

(Data do evento; Modalidades de Participação; Eixos Temáticos)
Acesse aqui: https://goo.gl/NmJLVL

• II Circular – IV Sincelpe

(Valores; Prazos; Normas de submissão de resumos)
Acesse aqui: https://goo.gl/oP4rVC

• III Circular – IV Sincelpe

(Abertura das inscrições; alteração no prazo de submissão de resumos e programação)
Acesse aqui: https://goo.gl/ZC6Wsr

Comissão Organizadora

Coordenação Geral: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del Olmo
Coordenação Adjunta: Prof. Me. Luiz Maximiliano Santin Gardenal
Comissão Temática e Científica: Prof. Me. Ester Roos de Menezes e Mda. Layana Christine de Oliveira
Secretaria Geral: Norma Caroline Demamann Müller
Comissão Administrativa e Financeira: Lygia Maria Leite Saltini

Comissão Científica

Profa. Dra. Ana Cecília Cossi Bizon (IEL/Unicamp)
Prof. Dr. Elias Ribeiro da Silva (ICHL/UNIFAL-MG)
Prof. Me. Fernanda Deah Chichorro (UTFPR – CT)
Prof. Me. Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque (UTFPR – CT)
Prof. Dr. Jocenilson Ribeiro dos Santos (UNILA- ILAACH)
Prof. Me. Larissa Paula Tirloni (UNILA- ILAACH)
Prof. Me. Laura Márcia Luiza Ferreira (UNILA- ILAACH)
Prof. Dr. Leandro Rodrigues Alves Diniz (Faculdade de Letras/UFMG)
Profa. Dra. Marcia Elenita França Niederauer (UNB)
Prof. Me. Samira Abdel Jalil (Unila, em cooperação técnica na UTFPR)
Dta. Simone Paula Kunrath (Dta UFRGS)
Profa. Dra. Valdilena Rammé (UNILA- ILAACH)
Profa. Dra. Viviane Bagio Furtoso (UEL/SIPLE)

Datas Importantes

Atenção para a alteração da data de submissão de trabalhos!

• Submissão de trabalhos

Até 12 de setembro de 2017

• Divulgação de trabalhos aceitos

Até 9 de outubro de 2017

• Inscrições como ouvinte

Até 31 de outubro de 2017

• IV Sincelpe

9, 10 e 11 de novembro de 2017

Local

Rua XV de Novembro, nº 1441
CEP: 80.060-000 | Centro | Curitiba . PR . Brasil

Celin XV

Realização