IV Sincelpe

O Simpósio Internacional Celpe-Bras surgiu como fruto de um anseio há muito compartilhado por pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores, coordenadores de postos aplicadores e outras pessoas interessadas no Celpe-Bras. Desde então, o evento constitui um espaço de reflexão e discussão que oferece subsídios para a divulgação, o conhecimento e o aperfeiçoamento desse importante instrumento de avaliação e de promoção internacional da língua portuguesa.

Transcorridos quatro anos desde a primeira edição do evento, a meta assumida pelos organizadores das três primeiras edições – no Rio de Janeiro, em Campinas e em Salvador – vem sendo articulada no sentido de consolidá-lo como um evento técnico científico para o debate e a difusão do exame.

No IV Sincelpe, colocamos em foco debates e reflexões que abordam o Celpe-Bras como instrumento de política linguística, propondo ações que ampliem o impacto do exame sem deixar de avaliar e discutir as práticas dos atores envolvidos na elaboração e aplicação da prova visando seu constante aprimoramento.

A programação do IV Sincelpe traz como diferencial o Grupo de Trabalho especial Pré PEC-G, que acontecerá no dia 08 de novembro de 2017. Neste dia, representantes convidados das IES que ofertam curso preparatório para o exame Celpe-Bras a alunos e alunas selecionados pelo programa PEC-G e dos órgãos administradores do programa (MRE e MEC) devem se reunir com o objetivo de discutir conjuntamente a padronização do acolhimento e atendimento ao aluno Pré PEC-G (período em que os estudantes provenientes de países onde não há aplicação do exame Celpe-Bras frequentam o curso de Português para Estrangeiros nas IES credenciadas). Os resultados desse encontro serão apresentados ao público do IV Sincelpe como parte da programação aberta do evento.

Confira as fotos do IV Sincelpe e do GT Pré-PEC-G.

 

Celin UFPR

O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin-UFPR) é um Órgão Suplementar do Setor de Ciências Humanas (SCH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e constitui um espaço destinado à formação inicial dos alunos das diversas habilitações do Curso de Letras e ao aperfeiçoamento dos alunos de pós-graduação e também dos professores de idiomas experientes. Além disso, as equipes de professores e estagiários desenvolvem projetos de pesquisa nos campos da linguística, linguística aplicada e pedagogia.

Atualmente o Celin-UFPR atende aproximadamente 7.000 alunos e oferece 38 cursos e projetos de extensão, ensino de línguas estrangeiras em sua grande maioria, destinados à comunidade interna e externa à UFPR. Todos eles são articulados sob a perspectiva da interculturalidade, que pressupõe a ampliação de conhecimento de mundo, a reflexão de cada indivíduo sobre a relação entre língua, cultura e identidade, e um melhor conhecimento de si mesmo. Entre esses cursos está o PLE – Português como Língua Estrangeira – que por sua vez oferece diferentes propostas de ensino para adequar-se à demanda do ensino em imersão.

Website Celin: www.celin.ufpr.br
* Foto: Marcos Solivan

O PLE no Celin-UFPR

O curso de PLE, ofertado pelo Celin-UFPR desde 1995, teve como objetivo inicial atender estudantes intercambistas provenientes de universidades estrangeiras conveniadas com a UFPR. No entanto, com o passar do tempo, o curso de PLE passou a ser ofertado também a estrangeiros membros da comunidade local ou visitantes da cidade que desejavam melhorar seu conhecimento do idioma.

A partir de 1999, o Celin-UFPR tornou-se também um posto aplicador do exame Celpe-Bras – Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – e seu construto teórico forneceu subsídios para a formulação e constante revisão de seus cursos e métodos de avaliação.

O aumento constante da diversidade do público interessado em PLE resultou na abertura de diferentes frentes para atendê-lo. Entre essas demandas estão universitários, profissionais estrangeiros e grupos de alunos imigrantes haitianos e sírios. Diante dessa diversidade e de suas necessidades específicas, passou-se a pensar em práticas de ensino, formação de professores e organização de questões logísticas que pudessem dar conta dessa nova realidade. Assim, houve a necessidade de criação de diferentes formatos para os cursos ofertados, levando sempre em consideração o repertório linguístico e cultural trazido pelos estrangeiros interessados e suas necessidades específicas de aprendizado.

Hoje o PLE Celin-UFPR oferece cursos regulares em duas modalidades: intensivo e extensivo; Curso Especial para Asiáticos; Programa Pré PEC-G, Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras; PLE a Distância; Acolhimento Linguístico e Acadêmico para alunos selecionados pelo programa de aproveitamento de vagas remanescentes para migrantes e refugiados da UFPR, Curso de português Língua Cultura para alunos individuais; além das atividades culturais semanais que levam os alunos a diversos espaços da cidade, de forma a aprofundar e diversificar sua experiência cultural e linguística. Para atender toda esta demanda, o Curso de PLE conta desde 2013 com uma equipe especializada em atendimento a esses alunos, o Núcleo Tandem.

* Foto: Samira Chami Neves / Sucom

Circulares

• I Circular – IV Sincelpe

(Data do evento; Modalidades de Participação; Eixos Temáticos)
Acesse aqui: https://goo.gl/NmJLVL

• II Circular – IV Sincelpe

(Valores; Prazos; Normas de submissão de resumos)
Acesse aqui: https://goo.gl/oP4rVC

• III Circular – IV Sincelpe

(Abertura das inscrições; alteração no prazo de submissão de resumos e programação)
Acesse aqui: https://goo.gl/ZC6Wsr

 • IV Circular – IV Sincelpe

(Prorrogação do prazo de submissão de resumos e nova prévia da programação)
Acesse aqui: https://goo.gl/prT9b6

Comissão Organizadora

Coordenação Geral: Prof. Dr. Francisco Javier Calvo del Olmo
Coordenação Adjunta: Prof. Me. Luiz Maximiliano Santin Gardenal
Comissão Temática e Científica: Prof. Me. Ester Roos de Menezes e Mda. Layana Christine de Oliveira
Secretaria Geral: Norma Caroline Demamann Müller e Tuanny Aparecida Eugenio

Comissão Científica

Profa. Dra. Ana Cecília Cossi Bizon (IEL/Unicamp)
Prof. Dr. Elias Ribeiro da Silva (ICHL/UNIFAL-MG)
Prof. Me. Fernanda Deah Chichorro (UTFPR – CT)
Prof. Me. Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque (UTFPR – CT)
Prof. Dr. Jocenilson Ribeiro dos Santos (UNILA- ILAACH)
Prof. Me. Larissa Paula Tirloni (UNILA- ILAACH)
Prof. Me. Laura Márcia Luiza Ferreira (UNILA- ILAACH)
Prof. Dr. Leandro Rodrigues Alves Diniz (Faculdade de Letras/UFMG)
Profa. Dra. Marcia Elenita França Niederauer (UNB)
Prof. Me. Samira Abdel Jalil (Unila, em cooperação técnica na UTFPR)
Prof. Dta. Simone Paula Kunrath (Dta UFRGS)
Profa. Dra. Valdilena Rammé (UNILA- ILAACH)
Profa. Dra. Viviane Bagio Furtoso (UEL/SIPLE)

Datas Importantes

Atenção para a PRORROGAÇÃO da data de submissão de trabalhos!

• Submissão de trabalhos

Até 12 de setembro de 2017 – Até 17 de setembro de 2017

• Divulgação de trabalhos aceitos

Até 9 de outubro de 2017

• Inscrições como ouvinte – INSCRIÇÕES ENCERRADAS

• IV Sincelpe

9, 10 e 11 de novembro de 2017

Local

Rua XV de Novembro, nº 1441
CEP: 80.060-000 | Centro | Curitiba . PR . Brasil

Celin XV

Realização