Home >> Vagas Gratuitas >> Edital 2013
Edital 2013 Imprimir

CENTRO DE LÍNGUAS E INTERCULTURALIDADE

CONCESSÃO DE VAGAS GRATUITAS

Ano Letivo de 2013

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PARA

SOLICITAÇÃO DE VAGA GRATUITA

 

A Direção do Centro de Línguas e Interculturalidade faz publicar o presente Edital, disciplinando os procedimentos para inscrição no processo de concessão de vagas gratuitas 2013 dos cursos oferecidos pelo Celin para alunos, docentes, técnicos administrativos da UFPR ou candidatos da comunidade externa que comprovem carência financeira (Resolução 72/11 - CEPE que dispõe sobre atividades de extensão na Universidade Federal do Paraná).

 

1. DO REQUERIMENTO

 

Para fins de inscrição no processo de concessão de vagas gratuitas, o candidato deverá preencher corretamente o formulário disponibilizado no SiCel - sistema informatizado Celin (http://www.celin.institucional.ws). Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Quanto maior o número de informações e maior clareza na comprovação das mesmas, mais facilmente a comissão de concessão de vagas gratuitas avaliará a solicitação.

 

2. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CONCESSÃO

 

Deverão ser apresentadas obrigatoriamente cópias dos seguintes documentos:

 

2.1. Documentos de identificação (Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento) do candidato à vaga gratuita;

 

2.2. Comprovantes de renda:

 

Todos os candidatos deverão apresentar:

  • cópia das páginas sequenciais da Carteira de Trabalho e Previdência Social - C.T.P.S.: identificação de seu portador (foto e qualificação), penúltimo e último registros e folhas subsequentes em branco e
  • declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive comprovante de envio) do candidato do exercício imediatamente anterior ao requerimento.

 

2.2.1. Candidatos que trabalham com carteira assinada deverão apresentar:

  • cópia dos três últimos holerites e/ou recibos de pagamento de salários.

 

2.2.2. Candidatos autônomos deverão apresentar:

  • declaração de rendimento mensal fornecida por contador, contendo o seu número de registro no C.R.C..

 

2.2.3. Candidatos com renda informal ou desempregados deverão apresentar:

  • cópia das páginas sequenciais da Carteira de Trabalho e Previdência Social - C.T.P.S.: identificação de seu portador (foto e qualificação), penúltimo e último registros e folhas subsequentes em branco

 

2.2.4. Candidatos que recebem ajuda financeira através de bolsas-auxílio, pensões, proventos, benefícios previdenciários deverão apresentar:

  • os documentos que comprovem os valores declarados.

 

2.2.5. Candidatos dependentes dos pais deverão apresentar:

  • a declaração de imposto de renda pessoa física do exercício imediatamente anterior ao requerimento de seus responsáveis (pai e mãe).

 

2.2.6. Candidatos que não declaram imposto de renda pessoa física deverão apresentar a declaração de “Situação regular” perante a Receita Federal. Para imprimir esta declaração:

2.3. Comprovantes de residência e despesas:

2.3.1. Contrato e último recibo de pagamento de locação do imóvel (1ª e última páginas) que serve de moradia para o candidato e seu grupo familiar, quando for o caso.

 

2.3.2. Contrato e último recibo de pagamento de financiamento do imóvel que serve de moradia para o candidato e seu grupo familiar, quando for o caso.

 

2.3.3. Conta de água ou luz em nome do candidato ou responsável como comprovante do endereço residencial informado no formulário.

 

2.4. Justificativa da necessidade de inscrição no curso (objetivo acadêmico para o estudo do idioma) e da necessidade sócio-econômica (condições financeiras) ao preencher o formulário disponibilizado no sistema informatizado Celin (http://www.celin.institucional.ws).

 O candidato que não preencher adequadamente a justificativa será desclassificado.

 

 Os documentos utilizados para o processo não serão devolvidos.

 

 

3. DA AVALIAÇÃO DOS PEDIDOS DE VAGAS GRATUITAS

Cabe à Direção do Celin-UFPR – através da Comissão de Concessão de Vagas Gratuitas, a avaliação do grau de carência dos candidatos e a escolha dos contemplados para as vagas gratuitas, mediante critérios objetivos fixados por este edital. A vaga gratuita será distribuída conforme Índice de Carência Financeiro comprovado através dos documentos e informações prestadas pelo candidato e de acordo com as condições estabelecidas no presente edital.

 

Os critérios usados para a concessão das vagas gratuitas também avaliam a necessidade do aprendizado da língua, o grau de escolaridade do candidato, a urgência do aprendizado, desempenho em períodos anteriores (no caso da solicitação para renovação da concessão), entre outros.

 

O valor do benefício concedido ao acadêmico, economicamente carente, será de 50% a 100% do valor da inscrição por ele devida, conforme o seu grau de carência.

 

4. CRONOGRAMA

O processo de seleção dos inscritos para Vagas gratuitas, para o ano de 2013, obedecerá ao seguinte cronograma:

4.1. EDITAL E FORMULÁRIO

 

Dia 01 de novembro de 2012: início do processo de concessão de vagas gratuitas para 2013.

 

O candidato deverá optar por concorrer à vaga gratuita nos cursos OU intensivos OU extensivos. Para os candidatos que optarem pelos cursos intensivos, a vaga gratuita será concedida apenas para os cursos intensivos. Para os candidatos que optarem pelos cursos extensivos, a vaga gratuita será concedida apenas para os cursos extensivos. No caso de turmas canceladas, a vaga poderá ser realocada com autorização da comissão de concessão de vagas gratuitas conforme a disponibilidade de vagas na turma pretendida.

 

O candidato terá direito a cursar dois períodos em 2013 se contemplado no 1° semestre. Para o segundo semestre, havendo vagas gratuitas disponíveis, a comissão poderá contemplar novos candidatos para o preenchimento das mesmas. Neste caso, o aluno que for contemplado com a vaga para o segundo semestre de 2013, curso intensivo de julho ou extensivo, não terá direito ao segundo período sem solicitar a vaga novamente no processo para 2014.

 

Exemplo:

A. o aluno que receber a vaga gratuita para o Intensivo de Verão – janeiro e fevereiro de 2013 poderá, desde que aprovado com média superior a 80 e frequência mínima de 90%, cursar automaticamente o próximo intensivo de inverno – julho de 2013. O aluno cursará o nível subsequente ao último nível em que tenha sido aprovado.

B. o aluno que receber a vaga gratuita para o 1º. semestre – março a junho  de 2013 poderá, desde que aprovado com média superior a 80 e frequência mínima de 90%, automaticamente cursar o 2º. semestre – agosto a dezembro de 2013. O aluno cursará o nível subseqüente ao último nível em que tenha sido aprovado.

 

De 16 de novembro, às 20h00 até 28 de novembro de 2012, às 20h00: preenchimento do formulário (INTENSIVO OU EXTENSIVO) da solicitação de vaga gratuita no sistema informatizado Celin www.celin.institucional.ws . Este formulário deverá ser impresso e entregue juntamente com a documentação comprobatória.

 

Não serão aceitos formulários e documentação sem

o preenchimento correto no SiCel (sistema informatizado Celin).

 

Dias 28 e 29 de novembro de 2012: entrega do formulário impresso preenchido através do sistema informatizado Celin e toda a documentação necessária à comprovação das informações declaradas.

Endereço para entrega dos documentos: Rua XV de Novembro, 1441

Horário: das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 20h00.

 

4.2. TESTES DE NIVELAMENTO para solicitação de vaga gratuita (para alunos que já tenham conhecimento da língua a ser cursada)

 

De 26 de outubro a 27 de novembro de 2012: solicitação de teste de nivelamento através do Sicel – www.celin.institucional.ws e agendamento dos testes de nivelamento nas sedes indicadas. Para agendar o teste é necessário o comparecimento à sede do Celin: Sede João Gualberto para Inglês e Espanhol e Sede Reitoria para outras línguas. Mais informações, consulte www.celin.ufpr.br

 

De 26 de outubro a 27 de novembro de 2012: realização dos testes de nivelamento.

 

4.3. RESULTADOS

De 30 de novembro a 20 de dezembro de 2012: análise da documentação pela Comissão de Concessão de Vagas Gratuitas.

No dia 21 de dezembro de 2012: divulgação do edital de resultado do Processo – Vagas Gratuitas para os candidatos contemplados para o período de cursos intensivos 1º. semestre.

No dia 18 de fevereiro de 2013: divulgação do edital de resultado do Processo – Vagas Gratuitas para os candidatos contemplados para o período de cursos extensivos 1º. semestre.

 

Os resultados estarão disponíveis em edital no site http://www.celin.ufpr.br

 

Para os resultados das vagas gratuitas concedidas para os cursos do segundo semestre, as datas de divulgação do resultado serão informadas a partir de junho de 2013 no site do Celin www.celin.ufpr.br

 

4.4. CONFIRMAÇÃO DA VAGA

 

ATENÇÃO: Os candidatos contemplados com vaga gratuita deverão confirmar

suas vagas através do SiCel - sistema informatizado Celin – www.celin.institucional.ws

em datas específicas divulgadas no site do Celin www.celin.ufpr.br

 

 

 

5. DOS IMPEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO

Caracterizam-se como impedimentos para a concessão de uma vaga gratuita:

a) Apresentar a documentação incompleta.

b) Ter renda per capita igual ou maior que quatro (04) salários mínimos nacionais.

c) Apresentar incoerência/inconsistência entre os dados informados e os documentos apresentados.

d) Apresentar dados falsos ou incompletos no preenchimento do formulário de inscrição.

e) Obter frequência menor que 90 % média menor que 80 no período anterior cursado com vaga gratuita.

f) Desistir da vaga gratuita sem justificativa relevante e comprovada.

 

6. DO PROCESSO DE VAGAS GRATUITAS

Os contemplados com vagas gratuitas poderão cursar 02 (dois) períodos do curso solicitado se contemplado no 1° semestre de 2013. Para o segundo semestre, havendo vagas gratuitas disponíveis, a comissão poderá contemplar novos candidatos para o preenchimento das mesmas. Neste caso, o aluno que for contemplado com a vaga para o segundo semestre de 2013, curso intensivo de julho ou extensivo, não terá direito ao segundo período sem solicitar a vaga novamente no processo para 2014.

 

Os estudantes contemplados pelo processo de concessão de vagas gratuitas deverão obter no mínimo 90% de frequência média igual ou superior a 80 no curso respectivo.

 

7. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

A classificação dos candidatos inscritos no Processo de Vagas Gratuitas será feita em rigorosa ordem do menor para o maior Valor Familiar Mensal Final “Per Capita” (VFMPC) que será obtido da aplicação da seguinte fórmula:

 

Valor Familiar Mensal = soma entre o valor médio da renda familiar + renda agregada (quando for o caso)

Valor Final Mensal Per Capita = Valor Familiar Mensal dividido pelo número de pessoas na família.

 

Além da carência financeira, a justificativa de necessidade sócio-econômica e acadêmica para o estudo de uma língua estrangeira e a urgência do aprendizado também serão considerados.

 

8. DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS GRATUITAS

As vagas gratuitas representam 10% do total de vagas ofertadas pelo Celin no ano de 2013, conforme Art. 20 da resolução 72/11-CEPE.

 

9. DOS RECURSOS

Em virtude da natureza do processo seletivo, em nenhum caso caberá contestação das decisões tomadas pela Comissão.

Fica vedada a utilização da vaga gratuita em opção diferente daquela concedida pela Comissão.

 

A mudança de turma e horário para o curso solicitado no formulário

só será possível após o início das aulas,

mediante apresentação de justificativa pertinente.

 

10. DA DESISTÊNCIA

O candidato impossibilitado de assumir a vaga gratuita concedida pelo processo poderá apresentar justificativa conforme modelo disposto no site: www.celin.ufpr.br

O candidato que assumir a vaga gratuita concedida pelo processo e desistir após o início do curso poderá apresentar justificativa conforme modelo disposto no site: www.celin.ufpr.br

A justificativa deverá ser enviada por e-mail para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. assunto: JUSTIFICATIVA VG - NOME DO ALUNO.

A desistência da vaga gratuita sem justificativa é considerada impedimento para que o candidato seja contemplado futuramente pelo Processo de Concessão de Vaga Gratuita.

 

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas ao endereço  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Ao preencher o formulário de solicitação de vaga gratuita, o candidato declara-se ciente e de acordo com todas as normas do processo seletivo, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão em casos omissos e situações não previstas neste edital.

O presente edital tem validade para inscrições ao Processo de Concessão de Vagas Gratuitas para o ano de 2013.

 

Curitiba, 31 de outubro de 2012.

 

Profª Dra Sandra Lopes Monteiro

Diretora do Centro de Línguas e Interculturalidade

 

Prof. Guilherme Gontijo Flores

Vice-diretor do Centro de Línguas e Interculturalidade

 

Portuguese for Foreigners