Home >> Celin >> História
História Imprimir

HISTÓRIA

O CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade foi criado em 1995 e é um espaço destinado à formação profissional e continuada para os alunos da graduação do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

No início de sua história, o Celin buscou unificar e institucionalizar as ações do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas através do ensino de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano e do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas com o ensino de latim e grego antigo. Na sequência, passa também a orientar os seus esforços para atender as necessidades da comunidade externa à UFPR, promovendo cursos de idiomas representativos das etnias formadoras da comunidade paranaense (ensino de polonês, ucraniano, hebraico, japonês, russo, chinês, guarani, árabe, dentre outras) e de línguas que se impõem em razão da conjuntura social, econômica e cultural.

 

QUEM SOMOS

O Centro de Línguas e Interculturalidade -CELIN é um Órgão Suplementar do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Suas ações têm caráter extensionista e são destinadas à comunidade interna e externa à UFPR. Sem fins lucrativos, o CELIN investe na qualidade do seu corpo docente, nas instalações da UFPR [1] e propicia à comunidade interna e externa à UFPR cursos de línguas e culturas diversas, com reserva de vagas gratuitas para a capacitação de funcionários e alunos da UFPR e para a comunidade carente, cumprindo um importante papel social.

O Celin é um espaço representativo para o desenvolvimento de práticas de aquisição e aprendizado de língua estrangeira e tem se destacado também oferecendo oportunidades aos alunos de Letras da UFPR para a prática docente, estágio extracurricular,  incentivo à pesquisa e produção científica.  Os professores são incentivados ao engajamento em projetos paralelos ao ensino, como a criação de materiais diversos - apostilas, materiais digitalizados para estudo a distância, revista eletrônica, entre outros. A capacitação dos docentes é supervisionada pelos professores da UFPR e complementada com a participação em congressos, cursos e eventos internos e externos.

Os projetos e cursos do CELIN são articulados sob a perspectiva da interculturalidade que pressupõe a ampliação de conhecimento de mundo, a reflexão de cada indivíduo sobre a relação entre língua, cultura e identidade e um melhor conhecimento de si mesmo. Entre os cursos oferecidos pelo Celin, há também cursos de literatura, cinema e cursos cuja demanda provenha da comunidade em geral. Anualmente, o Celin  atende aproximadamente 7.000 alunos. Em resumo, o Celin atua nas áreas de:

  1. ensino, aprendizagem e pesquisa de línguas e culturas diversas, incluindo o português como língua estrangeira para toda comunidade;
  2. ensino, aprendizagem e pesquisa sobre leitura e escrita em português como língua materna;
  3. formação de futuros professores de línguas por meio de cursos e estágios supervisionados;
  4. formação e atualização continuada de docentes atuantes no CELIN;
  5. atividades de divulgação da cultura brasileira e de outros países por meio de eventos, palestras, ciclos de estudo, cinema, teatro, música, dança, culinária e cursos específicos;
  6. atendimento a intercambistas da UFPR e a estrangeiros em geral.

 

CURSOS E PROJETOS

Confira os projetos que integram o CELIN:

  1. Alemão
  2. Análise de MPB: Letra e Música
  3. Árabe
  4. Chinês
  5. Criações Mestiças
  6. Espanhol
  7. Esperanto
  8. Formação de Professores
  9. Francês
  10. Galanet: Galáxia em Rede
  11. Grego Antigo
  12. Grego Moderno
  13. Guarani
  14. Hebraico
  15. História da África e Línguas Africanas
  16. Holandês
  17. Inglês
  18. Introdução ao Sânscrito e sua Literatura
  19. Italiano
  20. Japonês
  21. Latim
  22. Língua e Cultura Nórdica Antiga
  23. Luz, Câmera e Interculturalidade
  24. Narrativa: Leitura e Produção
  25. Norueguês
  26. Oficina de Poesia e Criação Literária
  27. Opera Anima
  28. Pesquisas sobre o Ensino de Língua e Cultura Estrangeiras
  29. Poéticas Híbridas
  30. Polonês
  31. Português como Língua Estrangeira
  32. Português como Língua Estrangeira para hispanofalantes
  33. Redação em Língua Portuguesa
  34. Redação para Textos acadêmicos
  35. Russo
  36. Tandem
  37. Turco
  38. Ucraniano
 

Facebook Celin

Portuguese for Foreigners