Home >> Notícias >> Você sabe o que é esperanto?
Você sabe o que é esperanto? Imprimir
Ter, 31 de Julho de 2018 16:34

Venha estudar esperanto no Celin.

O esperanto é uma língua internacional planejada, proposta por um jovem polonês de 27 anos de idade, médico recém-formado, chamado Lázaro Luís Zamenhof (Lejzar Ludwik Zamenhof). Tendo se dedicado desde muito cedo ao trabalho com as línguas, em 1887 ele lançou as bases do esperanto em um pequeno livro de 40 páginas intitulado Lingvo Internacia (Língua Internacional).

A ideia de Zamenhof foi fornecer uma alternativa para a comunicação inter-nacional que fosse neutra, não pertencesse a nenhuma nação ou grupo étnico em particular, mas a todos ao mesmo tempo, constituindo-se em uma ponte entre os povos, em um clima de respeito aos idiomas e às culturas locais e regionais. A partir da publicação, a língua passou a ser estudada e praticada por pessoas em diferentes pontos do planeta.
Veja algumas de suas características:
•    faz uso de vocabulário internacional;
•    seu alfabeto é fonêmico (cada letra corresponde a um som, cada som corresponde a uma letra);
•    apresenta flexibilidade na formação das palavras (a partir dos radicais, utilizando um sistema de prefixos e sufixos, você poderá construir uma grande quantidade de palavras. Por exemplo: alta significa “alto”; com o prefixo mal- conseguimos dar a noção contrária à da palavra original, de modo que malalta significa “baixo”);
•    possui gramática regular (por exemplo, quando você aprender a conjugar um verbo em esperanto, saberá conjugar TODOS os verbos da língua).
Por meio do esperanto, você poderá ter acesso a manifestações culturais provenientes das mais diversas regiões do mundo (milhares de livros já foram traduzidos ao esperanto desde romances do Brasil, poemas da Estônia até contos da Macedônia e fábulas da China). A comunidade esperantófona desenvolveu também culturas próprias, que se refletem na literatura original, em peças de teatro, programas de rádio, filmes e música (uma das bandas de rock mais populares no meio esperantista é brasileira: a Supernova). Para navegar na internet, é possível utilizar a versão em esperanto do Mozilla. 

A carga horária é de 30 horas/semestre e as aulas acontecem aos sábados, das 14h às 15h40.

Os professores de esperanto atuam como voluntários em parceria com o projeto de extensão "Línguas em Diálogo" e, por isso, o curso é gratuito. A inscrição pode ser feita através do Siga no link: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/celin/index.jsp

Clique aqui para acessar a apresentação e programa do curso.

Bem Paraná - Curso de esperanto completa 12 anos da UFPR.

Bem Paraná - Celin abre vagas para aula de Esperanto, a língua internacional.

Portal UFPR - Professor Ivan Colling é incluído em panteão internacional de Esperanto.

 

Facebook Celin

Portuguese for Foreigners