HISTÓRIA

O CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade foi criado em 1995 e é um espaço destinado à formação profissional e continuada para os alunos da graduação do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

No início de sua história, o Celin buscou unificar e institucionalizar as ações do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas através do ensino de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano e do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas com o ensino de latim e grego antigo. Na sequência, passa também a orientar os seus esforços para atender as necessidades da comunidade externa à UFPR, promovendo cursos de idiomas representativos das etnias formadoras da comunidade paranaense (ensino de polonês, ucraniano, hebraico, japonês, russo, chinês, guarani, árabe, dentre outras) e de línguas que se impõem em razão da conjuntura social, econômica e cultural.

QUEM SOMOS

O Centro de Línguas e Interculturalidade -CELIN é um Órgão Suplementar do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Suas ações têm caráter extensionista e são destinadas à comunidade interna e externa à UFPR. Sem fins lucrativos, o CELIN investe na qualidade do seu corpo docente, nas instalações da UFPR [1] e propicia à comunidade interna e externa à UFPR cursos de línguas e culturas diversas, com reserva de vagas gratuitas para a capacitação de funcionários e alunos da UFPR e para a comunidade carente, cumprindo um importante papel social.

O Celin é um espaço representativo para o desenvolvimento de práticas de aquisição e aprendizado de língua estrangeira e tem se destacado também oferecendo oportunidades aos alunos de Letras da UFPR para a prática docente, estágio extracurricular,  incentivo à pesquisa e produção científica.  Os professores são incentivados ao engajamento em projetos paralelos ao ensino, como a criação de materiais diversos – apostilas, materiais digitalizados para estudo a distância, revista eletrônica, entre outros. A capacitação dos docentes é supervisionada pelos professores da UFPR e complementada com a participação em congressos, cursos e eventos internos e externos.

Os projetos e cursos do CELIN são articulados sob a perspectiva da interculturalidade que pressupõe a ampliação de conhecimento de mundo, a reflexão de cada indivíduo sobre a relação entre língua, cultura e identidade e um melhor conhecimento de si mesmo. Entre os cursos oferecidos pelo Celin, há também cursos de literatura, cinema e cursos cuja demanda provenha da comunidade em geral. Anualmente, o Celin  atende aproximadamente 7.000 alunos. Em resumo, o Celin atua nas áreas de:

1. ensino, aprendizagem e pesquisa de línguas e culturas diversas, incluindo o português como língua estrangeira para toda comunidade;
  2. ensino, aprendizagem e pesquisa sobre leitura e escrita em português como língua materna;
  3. formação de futuros professores de línguas por meio de cursos e estágios supervisionados;
  4. formação e atualização continuada de docentes atuantes no CELIN;
  5. atividades de divulgação da cultura brasileira e de outros países por meio de eventos, palestras, ciclos de estudo, cinema, teatro, música, dança, culinária e cursos específicos;
  6. atendimento a intercambistas da UFPR e a estrangeiros em geral.

CURSOS E PROJETOS

Confira os projetos que integram o CELIN:

1. Alemão
  2. Análise de MPB: Letra e Música