Home >> Cursos >> Presenciais >> Conheça os CURSOS oferecidos pelo Celin >> ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA
ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA Imprimir

ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA

Apresentação:
O projeto de extensão de língua e cultura espanhola envolve cursos e pesquisas de língua espanhola para a comunidade acadêmica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de formação e atualização para professores de espanhol, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, cultura, identidade étnica e literatura espanhola e hispano-americana.
O curso de língua espanhola visa ao acesso do aluno brasileiro a essa língua estrangeira e seu paulatino aperfeiçoamento, baseado na concepção de língua como prática social que é realizada na interação e construída através das tarefas colaborativas. Nesse sentido, está implícita a noção de que a língua não é apenas um sistema lingüístico, mas uma forma de expressão sociocultural que supõe a participação de indivíduos historicamente definidos.  

Justificativa:
No mundo globalizado em que se exige uma qualificação profissional cada vez mais refinada, é imprescindível conhecer pelo menos uma língua estrangeira que possibilite relações sociais, acadêmicas e tecnológicas profícuas, sem perder de vista a formação de um cidadão consciente e crítico. No contexto brasileiro, conhecer a língua espanhola significa otimizar o intercâmbio de diferentes tipos de conhecimentos, bem como incrementar as relações internacionais.

Objetivos:
Geral:
Desenvolver  o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua, literatura e cultura espanhola e hispano-americanas.

Específicos:
Promover cursos de língua e cultura (espanhola e hispano-americanas) para a comunidade interna e externa à UFPR.
Promover eventos de divulgação das artes e da cultura hispânica.
Desenvolver pesquisas didático-pedagógicas, lingüísticas e culturais ligadas à língua e cultura espanhola.
Oportunizar o conhecimento da língua espanhola, desenvolvendo a competência comunicativa, entendida como a capacidade de usar a língua em diferentes contextos, por escrito e/ou oralmente.
Sensibilizar o aluno brasileiro para diferentes culturas hispânicas, proporcionando-lhe novas visões de mundo que possam enriquecer seus conhecimentos culturais e profissionais.

Metodologia:
Metodologicamente, o projeto é baseado na noção de língua como instrumento de comunicação e, portanto, privilegiará o contexto comunicativo como lugar de prática da linguagem. Nele serão desenvolvidas atividades de recepção e produção de diferentes tipos de texto, com orientações gramaticais, pragmáticas e discursivas, para o qual serão usados vários instrumentos como vídeo, Internet, CDs, material preparado pelo professor e o livro didático como apoio e orientação.
PROGRAMAS:

ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 1
Recepção e produção de diálogos e textos descritivo-narrativos.
Estruturas lingüísticas: verbos regulares e irregulares mais comuns no presente e futuro do indicativo; pronomes interrogativos, pronomes pessoais (1); pronomes possessivos e demonstrativos.

ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 2
Recepção e produção de diálogos e textos descritivo-narrativos.
Estruturas lingüísticas: verbos regulares e irregulares mais comuns no pretérito perfeito, pretérito indefinido, pretérito imperfeito do indicativo e no imperativo; pronomes pessoais (2); artigo neutro; numerais.

ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 3
Recepção e produção de diálogos e textos narrativos e de opinião
Estruturas lingüísticas: verbos regulares e irregulares nos tempos do subjuntivo; pronomes relativos; conjunções.

ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 4
Recepção e produção de diálogos e de textos narrativos e argumentativos
Estruturas lingüísticas preposições e advérbios; perífrase verbal.

ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL INTERMEDIÁRIO 1
a) Conteúdo temático: Retrato físico e psicológico; Relato do passado; Anúncios publicitários; Relato de contos e histórias.
b) Gêneros textuais: descrição; narração; texto publicitário; contraste entre a notícia, a anedota, o sonho e o conto.
c) Recursos gramaticais e discursivos: usos do verbo ser e estar; perífrase verbal; uso dos tempos do passado; verbos de ‘cambio’; pronomes pessoais; marcadores temporais.

ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL INTERMEDIÁRIO 2
a) Conteúdo temático: casa e cozinha; rumores e hipóteses; conselhos e preferências; desejos e sentimentos.
b) Gêneros textuais: instruções; resumo (relato de terceiros), notícias de revistas femininas; recados telefônicos; cartas formais e cartas pessoais.
c) Recursos gramaticais e discursivos: usos do subjuntivo em orações relativas, temporais e finais; uso dos tempos verbais para expressar hipótese; marcadores de hipótese; recursos para expressar acordo e desacordo; estilo direto/ estilo indireto; formas de impessoalidade (se, uno, tú/usted, nosotros).

ESPANHOL: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL INTERMEDIÁRIO 3
a) Conteúdo temático: temas relacionados com a vida social e cultural do mundo hispânico.
b) Gêneros textuais: textos jornalísticos; textos informativos e divulgativos; resenhas críticas.
c) Recursos gramaticais e discursivos: voz passiva; usos do gerúndio e do particípio; orações condicionais e concessivas; formação de palavras; expressões idiomáticas e frases feitas; diferença de registro (oral e escrito); conectores discursivos de causa, de oposição e de organização da informação.

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS: 60 horas

ESPANHOL PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Leitura, reflexão e compreensão de textos com registros e graus de dificuldade variados em Língua Espanhola
Textos contemporâneos e de áreas de conhecimento diferentes.
Relações textuais de significados a partir da abordagem dos conectores discursivos (pronomes, conjunções, sinonímia, etc.)

CARGA HORÁRIA: 45 horas

CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA – NÍVEL INTERMEDIÁRIO
Prática de conversação em espanhol com base em insumo de diferentes tipos: textos descritivos, narrativos, opiniões, argumentos, diálogos.

CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA - NÍVEL AVANÇADO
Prática de conversação em espanhol em nível avançado com base em insumo de diferentes tipos: textos descritivos, narrativos, opiniões, argumentos, diálogos

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE CONVERSAÇÃO: 45 horas

LEITURA E REDAÇÃO EM ESPANHOL
Estratégias de leitura
Estratégias de escrita
Textos argumentativos, narrativos, descritivos, publicitários, informativos
Vários tipos de cartas, anúncios em periódicos e jornais, folhetos, editais, charges

CARGA HORÁRIA: 45 horas

 

Portuguese for Foreigners