O edital de Vagas Gratuitas
será divulgado em 29 de outubro


Home >> Cursos >> Presenciais >> Conheça os CURSOS oferecidos pelo Celin >> ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA
ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA Imprimir

ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA

Apresentação:
O projeto de extensão de língua e cultura alemã envolve cursos e pesquisas de língua alemã para a comunidade acadêmica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de formação e/ou atualização para professores de alemão, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, cultura e literatura alemã.

Justificativa:
O projeto se justifica por atender um pedido premente da comunidade que sempre solicitava que o DELEM aceitasse alunos ouvintes em disciplinas do Curso de Letras que são inadequadas para os anseios da comunidade. Existe a necessidade de atender uma demanda bastante específica, especialmente daqueles que desejam viajar à Alemanha por motivo acadêmico e outros.

Objetivos:
Geral:
Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua e cultura alemã.

Específicos:
Promover cursos para a formação e/ou atualização de professores de língua alemã que possam atuar nas escolas das comunidades
Desenvolver pesquisas didático-pedagógicas, lingüísticas e culturais ligadas à língua e cultura alemã;
Promover cursos de língua e cultura alemã para a comunidade interna e externa à UFPR.

Metodologia:
Através de técnicas áudio comunicativas e de interação professor-aluno e aluno-aluno processa-se a aprendizagem com o auxílio de materiais auditivos e visuais.

ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 1
Conteúdo comunicativo e lingüístico:
Cumprimentar, apresentar-se, soletrar palavras, calcular, ver as horas, indicar a profissão e a procedência, destino e localização.
Nomear e descrever objetos, compreender e anotar preços, numerar e calcular.
Descrever costumes alimentares, pedir e pagar refeições, fazer elogios e reclamações à mesa, saber como comprar alimentos;
Saber pedir informações, marcar encontros, escrever um cartão postal.
Fazer orações afirmativas, usar o imperativo formal, conjugar verbos no tempo presente.
Saber como funciona o gênero dos substantivos e o nominativo.
Usar artigos, negação e pronome possessivo.
Usar o acusativo e alguns verbos fortes, usar os verbos modais “möchten”, “können”, “müssen” e “dürfen”.
Usar alguns verbos com prefixo separável.

ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 2
Conteúdo comunicativo e lingüístico:
Descrever moradias, comentar objetos para mobiliar moradias, informar proibições, escrever cartão postal a amigos.
Descrever sintomas de mal estar e doenças, dar conselhos, insistir para alguém tomar uma atitude, negar um pedido, narrar um acontecimento.
Dar informações sobre atividades e acontecimentos, contar um fato para alguém, confirmar uma informação, recusar um pedido, encarregar alguém de um trabalho.
Indicar localidades, descrever caminhos, citar vantagens e desvantagens.
Usar pronomes demonstrativos e indefinidos, dar indicações de lugar.
Usar artigos possessivos; usar verbo modal “sollen” e imperativo da segunda pessoa do singular.
Usar a forma dos verbos no tempo “perfeito”.
Indicar direção; usar pronomes pessoais no acusativo.
Diferenciar preposições que regem dativo ou acusativo.

ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 3
Conteúdo comunicativo e lingüístico:
Fazer programações com amigos; perguntar pelas condições de saúde de pessoas; recusar um pedido; convencer pessoas; expressar desagrado; fazer sugestões; narrar um acontecimento.
Fazer diálogos e relatos sobre acontecimentos passados; desculpar-se.
Descrever pessoas, expressar opiniões sobre roupas e acessórios.
Falar sobre profissões: ideais de profissão, satisfação/insatisfação por sua profissão, escolha da profissão, procura de emprego, curriculum vitae e sistemas de ensino.
Usar o artigo possessivo e os verbos modais “dürfen”, “sollen”, “wollen” no tempo pretérito.
Usar adjetivos e pronomes demonstrativos
Usar verbos no tempo perfeito e pretérito e saber usar datas.

ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 4
Conteúdo comunicativo e lingüístico:
Expressar opiniões sobre eventos culturais, assim como compreender e saber falar sobre programações de TV, teatro, rádio etc. Nisso está incluído comunicar desejos e preferências entre variáveis (Konjunktiv II).
Comparar um objeto com outro qualitativamente e saber expressar acordo e desacordo com serviços prestados (Superlativ/Komparativ).
Descrever processos de produção e descrever a própria rotina de trabalho (Passiv), assim como conhecer o panorama do trabalho na Alemanha.
Falar sobre a própria família, comparando as gerações anteriores com as atuais (Präteritum), saber expressar opiniões sobre outras pessoas e sentimentos em ambientes familiares e entre conhecidos (Infinitivsätze e Relativsätze).
Opinar sobre o tempo, dominando o vocabulário que o descreve (Wortschatz e Sätze mit “es”); além disso, relacionar o clima de um lugar às possibilidades que nele existem. Descrever paisagens e saber relacionar o meio-ambiente a fatores cotidianos, como o lixo (lokale und temporale Präpositionen).


ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 5
Conteúdo comunicativo e lingüístico:
Descrever o planejamento de uma viagem e contar os acontecimentos que nela aconteceram (Subjunktoren und Konjunktoren). Discutir os eventos e sentimentos que ocorrem na vida de uma pessoa no exterior; conhecer opiniões diferentes de alemães no exterior e estrangeiros sobre os alemães (Indirekte Fragen und Sätze mit “damit” und “um zu”).
Conhecer o sistema político da Alemanha, assim como eventos importantes de sua história, como a Reunificação. Junto com isso, dominar algumas formas típicas da linguagem jornalística (Kasus bei Präpositionen).
Discutir temas mais delicados, como o convívio com idosos e como cuidar deles. Conhecer as diversas instituições ligadas a essa faixa etária e saber descrever seu dia-a-dia (Reziprokpronomen). Comparar vantagens e desvantagens da vida nessa idade (Vergleiche).
Falar sobre livros e sobre como escolhê-los. Dominar o vocabulário relacionado à classificação de livros e textos. Opinar sobre literatura e seus desdobramentos, assim como filmes e letras de música.

ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 6
Conteúdo comunicativo e lingüístico:
Nomear objetos com maior precisão. Expressar satisfação pelo local de moradia além de saber como procurar moradia.
Conhecer símbolos e pontos turísticos de cidades além de saber planejar trajetos turísticos.
Falar sobre o tempo livre no futuro.
Falar sobre profissões, ofícios manuais, profissões do futuro e formação profissional.
Usar substantivos compostos e o passivo com verbos modais.
Usar objeto preposicionado, verbos de movimento, futuro do presente, o emprego de “nicht brauchen zu” e do Konjunktiv II
Usar o passivo perfeito, elementos de conexão frasal, orações infinitivas, o perfeito com verbos modais e pronome recíproco “einander”.

ALEMÃO: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 7
Conteúdo comunicativo e lingüístico:
Falar sobre diferentes tipos de restaurantes e práticos típicos, vocabulário específico na formulação de receitas.
Falar sobre filmes, músicas e artistas alemães famosos.
Fazer diário de viagens; falar sobre diferentes modalidades de viagens.
Falar sobre biografias de músicos famosos, sobre aprendizagem de instrumentos musicais e diferentes estilos musicais.
Usar voz passiva, orações causais e concessivas e pronome relativo.
Usar o imperativo, preposições de lugar, negação e verbos com preposições.

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LÍNGUA ALEMÃ: 60 horas


ALEMÃO – GRAMATICA E CONVERSAÇÃO 1
Conteúdo comunicativo e lingüístico:
Cumprimentar, apresentar-se, soletrar palavras, calcular, ver as horas, indicar a profissão e a procedência, destino e localização.
Nomear e descrever objetos, compreender e anotar preços, numerar e calcular.
Descrever costumes alimentares, pedir e pagar refeições, fazer elogios e reclamações à mesa, saber como comprar alimentos;
Saber pedir informações, marcar encontros, escrever um cartão postal.
Fazer orações afirmativas, usar o imperativo formal, conjugar verbos no tempo presente.
Saber como funciona o gênero dos substantivos e o nominativo.
usar artigos, negação e pronome possessivo.
Usar o acusativo e alguns verbos fortes, usar os verbos modais “möchten”, “können”, “müssen” e “dürfen”.
Usar alguns verbos com prefixo separável.

CARGA HORÁRIA: 30 horas


GRAMATICA 1
Conjugação dos verbos no tempo presente, orações afirmativas, imperativo formal em contextos de cumprimentar-se, apresentar a si e a outros, soletrar palavras, calcular, indicar a profissão e a procedência.
O uso gênero dos substantivos e o nominativo dos artigos definido e indefinido e os pronomes pessoais em contextos de nomear e descrever objetos, compreender e anotar preços, numeração e cálculo, indicar procedência, destino e localização.
O plural dos substantivos, o acusativo e o uso da negação em contextos de descrever costumes alimentares, pedir e pagar refeições, elogios e reclamações à mesa, comprar alimentos.
Conjugação e uso dos verbos modais da língua alemã, verbos com prefixo separável em contextos de corrigir, pedir informações, marcar encontros, escrever um cartão postal.
Pronomes demonstrativos, pronomes indefinidos, indicações de lugar em contextos de descrever moradias, comentar objetos para mobiliar moradias, informar proibições, escrever  cartão postal a amigos.
O tempo verbal Perfekt, o imperativo e o uso dos possessivos em contextos de descrever sintomas de mal estar, dar conselhos, insistir para alguém tomar uma atitude, negar um pedido, narrar um acontecimento.
A forma dos verbos no tempo perfeito, indicações de direção, pronomes pessoais no acusativo, Präteritum de “sein” e “haben” em contextos de dar informações sobre atividades e acontecimentos, contar um fato para alguém, confirmar uma informação, recusar um pedido, encarregar alguém de um trabalho, narrar um acontecimento.
Preposições que regem dativo ou acusativo em contextos de indicar localidades, descrever caminhos, citar vantagens e desvantagens.
O uso de preposições que regem o dativo e os pronomes pessoais em contextos de fazer programações com amigos, perguntar pelas condições de saúde de pessoas, recusar um pedido, convencer pessoas, expressar desagrado, fazer sugestões, narrar um acontecimento.
O uso do genetivo, nomes de cidades e países e gentílicos correspondentes em contexto de descrição de localidades geográficas, divisões de países, língua e dialetos utilizados, descrição de atrações turísticas de cidades.
O uso do adjetivo, pronomes demonstrativos em contextos de descrever pessoas, expressar opiniões sobre vestimentas, atitudes de tolerância e reagir a preconceitos.
Präteritum dos verbos modais, orações subordinadas, datas em contextos de profissões ideais, expressar satisfação por sua profissão, sistema escolar, escolha da profissão, procura de emprego, curriculum vitae.
Carga horária: 30 horas


ALEMÃO ATRAVÉS DO TEATRO
Trabalho com jogos de apresentação, jogos de percepção, aquecimento corporal, aquecimento vocal, leitura de textos;
Trabalho com vocabulário, entonação e pronúncia; e
Apresentação de cenas.
Pré-requisito: ter concluído Alemão 2.

CARGA HORÁRIA: 30 horas


CURSO DE PREPARAÇÃO PARA ESTUDANTES PARA ESTUDANTES DO PROGRAMA DE CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

1.    O dia-a-dia

•    informações gerais sobre a Alemanha
•    instituições importantes (prefeitura, bancos, correios)
•    alojamento de estudantes/ cantinas universitárias
•    seguro de saúde
•    empregos para estudantes e estágios
•    transporte público
•    cultura

2.    A universidade

•    sistema de ensino superior
•    acesso a informações por meio de portais das universidades
•    órgãos para assuntos internacionais/ centros de auxílio e consultoria
•    departamento de provas / centro acadêmico
•    bibliotecas/ bancos de dados
•    grêmios e organizações estudantis
•    cursos de língua

3.    Comunicação oral

•    fazer contatos
•    horário de atendimento de docentes
•    participação ativa em seminários
•    apresentação oral
•    provas orais

4.    Comunicação escrita

•    escrever e-mail para docentes
•    fazer resumos
•    tomar notas
•    trabalhos acadêmicos
•    provas


CARGA HORÁRIA:   30 horas

 

Portuguese for Foreigners